DIÁLOGO IBÉRICO: Pedro Lopes (Pt) e Alfonso Garcia (Es)

Pedro Lopes

Numa dimensão distante, cuja delineação geográfica tem o nome de Portugal, e cuja delineação temporal se situa nos anos 80, nasceu um rapaz chamado Pedro. Aparentemente, muito rock’n roll seguiu nessa altura, mas não foi essa a vida que ele seguiu. Preferiu Rembrandt aos Ramones, Van Gogh a Van Halen. Pois melhor que ser músico e cool, era o sonho de uma vida inteira empenhada em chegar ao mesmo nível que os grandes mestres da pintura. Sendo assim, colocou-se no rumo de uma aventura sem fim. Aprendeu tudo o que sabe sozinho, lendo livros e assimilando o pouco conhecimento que começava aparecer na internet na altura para seu próprio melhoramento técnico.

Foi uma viagem difícil mas meritória, que acabou por desaguar numa carreira ávida como artista conceptual de personages e backgrounds na indústria de jogos e cinema, tendo completado jogos como Primal Carnage e The Mean Greens.
Porém, mais recentemente, começou a seguir uma via mais activa na criação/realização dos seus próprios projectos, o que o levou finalmente a encetar o desafio dos 365 dias – uma prova extenuante de resistência e de foco, em que completaria uma obra diariamente durante um ano, sem interrupções.

Ainda não se sabe os limites dele, pois continua a viver para criar mais um pouco todos os dias.

VER +
VER +

Alfonso Garcia Garcia

É Arquiteto, licenciado pela Universidade de Sevilha, Espanha. Juntou-se ao grupo de Urban Sketchers em 2012 e desde então desenha quase todos os dias. Desde essa data já desenhou mais de 900 desenhos principalmente em Sevilha, mas também em Itália (Roma, Veneza e Ferrara), Nova Iorque e em cada cidade que visita.
Foi professor convidado no curso “Desenhando a Cidade” na Escola de Arquitetura de Sevilha em 2015, 2016 e 2017 e espera continuar com esta atividade nos próximos anos.
Em 2016 alguns dos seis desenhos foram expostos em Ferrara, Itália e em Outubro mostrará os seus desenhos em Veneza, na exposição de Mattite in Viaggio.
Publicou o seu primeiro libro de desenhos com uma coleção de 70 desenhos de Sevilha no início de 2016, com apenas 100 cópias que se venderam rapidamente. Atualmente está a trabalhar na segunda edição com mais páginas e desenhos.
Participou no 4º volume da serie Urban Sketchers Handbook, realizado pela Arquiteta norte-americana Stephanie Bower e este ano, foi um dos formadores no 10º aniversario dos USK, em Sevilha USK 10×10 com um resultado muito produtivo para os alunos.
Em abril de 2017, foi professor juntamente com o Arquiteto e Professor de Urbanismo, José María Lerdo de Tejada na Fundação FIDAS sobre a “Arte do Desenho Urbano”, em Sevilha.
Desenha cada vez que pode e conjuga o seu tempo trabalhando em novos projetos arquitetónicos, aproveitando o tempo livre para desenhar.