O que é o TRAÇO – Festival de Desenho do Alentejo?

Evento temático sobre a Cultura do Desenho realizado no Forte da Graça (Elvas) durante uma semana intensa de workshops e master classes com artistas conceituados e rodeada de inúmeras exposições de Desenho.

Tendo a sua génese num primeiro encontro nacional de Urban Sketching, rapidamente extravasámos a toda a Cultura do Desenho e para um festival de cariz internacional.

O Traço tem vindo a crescer, aumentando a qualidade e número de visitantes (edição de 2016 com mais de 7000 visitantes). Este crescimento significou a mudança de designação de festival de desenho de Elvas para festival de desenho do Alentejo.

O Traço pretende mostrar o Desenho como uma forma Cultural de expressão que tem inúmeras valências artísticas e funcionais. Está (ou deveria estar) sempre presente todos os dias através da visão (desde a publicidade à arquitectura, passando por cada objecto que nos passa pelas mãos). É instrumento poderoso de análise no cultivo da atenção do saber olhar e na melhoria da memória visual: Ver pelo desenho… reparar no que nos rodeia.